top of page
Buscar
  • vitorfp

Por que sinto dor nas costas?

Atualizado: 7 de fev. de 2022


Olá. Dr. Vitor aqui.

Você certamente já se perguntou porque sente tanta dor na costas. Saiba que você não está sozinho. O segundo principal motivo para que as pessoas procurem o médico é exatamente esse sintoma: dor nas costas. Então vamos lá, por que tantas pessoas sentem esse tipo de dor? Nesse texto eu, Dr. Vitor Pinho, médico Neurocirurgião e com vasta experiência no tratamento dos problemas da coluna, vou explicar esse problema para que você possa, dia a dia, melhorar sua qualidade de vida.


Para que serve nossa coluna vertebral?


Nossa coluna atua como o eixo central onde todo nosso corpo está apoiado e sustentado. É ela que permite que fiquemos de pé e em equilíbrio. Dessa forma, é fácil imaginar o quanto nossa coluna deve sustentar de peso no nosso dia a dia para que possamos exercer nossas atividades. Quantas vezes nos levantamos e abaixamos ao longo de um dia? A cada movimento, todo nosso peso, às vezes multiplicado várias vezes dependendo da nossa postura, é sustentado por nosso coluna vertebral, especialmente pela coluna lombar, e, se algo não estiver bem, sentiremos dor nas costas.


Cuidado com o excesso de peso


Portanto, o primeiro ponto de atenção é no peso, seja do nosso próprio corpo, seja o peso que carregamos em nossas atividades diárias. E não é porque você sente dor nas costas que você apresenta um problema sério da coluna. A maioria dos pacientes com dor nas costas apresenta os exames da coluna todos normais. Isso indica que a dor vem pois estamos sobrecarregando nossa coluna, com um peso ou postura a qual ela não está conseguindo sustentar. E isso causa dor nas costas.


A importância da atividade física


Mas você pode estar se perguntando: eu sou magro e não pego peso e mesmo assim sinto dor nas costas. Fiz exames e não tenho nenhuma alteração na coluna. Mais uma vez, sua coluna não está conseguindo sustentar o peso, mesmo que pequeno. E a principal causa para isso está na musculatura que auxilia a coluna a permanecer ereta e alinhada, os músculos paravertebrais. Se essa musculatura está atrofiada ou fraca, você sentirá dor nas costas.


Com isso, temos as duas principais causas de dor nas costas na maioria da população: o peso, seja por estar acima do peso, seja por um trabalho muito pesado, e a atrofia ou fraqueza da musculatura das costas, causada principalmente pela falta de atividade física.


Outras causas de Dor nas Costas


É claro que como existem milhares de pessoas com dor nas costas, uma porcentagem poderá apresentar problemas na coluna além dos apresentados anteriormente e que podem causar dor nas costas. Desses, os mais comuns são o desgaste das articulações (artrose), as alterações dos discos (que são estruturas que ficam entre as vertebras e que auxiliam na movimentação da coluna), como as desidratações e as famosas hérnias de disco, e as alterações menos comuns, como desalinhamentos (listeses, escoliose) e fraturas. No entanto, mesmo em pessoas que apresentam esses problemas mais específicos da coluna e que sentem dor nas costas, os principais fatores que causarão o inicio e muitas vezes a manutenção da dor são o excesso de peso e a fraqueza da musculatura da coluna.

No nosso blog, vamos publicar todas às terças e sextas-feiras artigos para tentar esclarecer os principais temas relacionados à dor nas costas e outros tipos de dores, dicas para melhorar sua dor e qualidade de vida e outros assuntos relevantes e que possam a te ajudar a viver melhor e sem dor.


Se tiver dúvidas, basta enviá-las nos comentários abaixo que teremos grande prazer em esclarece-las.








Posts recentes

Ver tudo
bottom of page