Buscar
  • vitorfp

Será que a sua Dor nas Costas é mesmo causada por uma Hérnia De Disco?

Olá, como vai? Dr. Vitor Pinho aqui.


Você sabe o que é hérnia de disco? Certamente, você conhece alguém que sofre com esse problema e, talvez, você mesmo. A famosa dor do nervo ciático tem como principal causa a hérnia de disco. Mas afinal, o que é uma hérnia? Nesse texto vou explicar o que é, quais são as causas, sintomas e tratamentos das hérnias de disco.


O que é uma hérnia de disco?


Coluna verterbal

O significado de hérnia é qualquer estrutura anatômica que se encontra fora do seu lugar habitual.


No caso da hérnia de disco é exatamente isso: o disco, ou mais especificamente, um pedaço (fragmento) do disco encontra-se fora do lugar. E quando esse fora do lugar encontra-se onde estão os nervos que saem da coluna, essa hérnia causa dor, muita dor.


Os discos intervertebrais são estruturas moles, flexíveis, e que tem como principal função melhorar e facilitar os movimentos da coluna.


Eles estão presentes entre as vértebras. Quando eles, por algum motivo, se rompem, um fragmento ou pedaço da sua porção central pode se deslocar para dentro da coluna, onde estão os nervos que se distribuem para os braços e pernas.


A dor do nervo ciático


Dessa forma, muitas vezes a hérnia de disco acaba comprimido esses nervos, também chamados de raízes, o que causa uma das piores dores originadas na coluna que o

Dor nas Costas

paciente pode sentir.

No caso de uma hérnia de disco na coluna lombar, essa dor é a famosa dor do nervo ciático. Se você já sentiu tal dor, sabe o quão intensa e quanto sofrimento ela traz.

Portanto, a hérnia de disco que causa dor é aquela que comprime um determinado nervo. A dor será sentida em todo o caminho do nervo, desde o ponto de compressão, na coluna, até o seu final.


Por exemplo, uma hérnia de disco da coluna lombar causará dor que irradia até o pé. Na coluna cervical, pode irradiar até a mão. E, conforme o local onde o paciente sente dor, o médico consegue deduzir qual é o nervo que está comprometido. Existem “mapas"com a distribuição dos nervos do corpo. São os chamados dermátomos.


Mas será que toda hérnia de disco causa dor?

Será que se eu tiver uma hérnia de disco necessariamente vou sofrer com a dor do nervo ciático?


A resposta é, felizmente, não. Na maioria dos casos, a pessoa pode ter uma hérnia de disco e essa ser assintomática, ou seja, não causa a compressão de nenhum nervo e, portanto, não causa dor.


É bastante comum também o paciente que apresenta dor nas costas, que não vai para as pernas, realizar um exame de imagem da coluna (o melhor exame para isso é a ressonância magnética) e ter o diagnóstico de uma hérnia de disco.


Será que a hérnia de disco, nesse caso, é a vilã? Possivelmente não. Caso não cause compressão dos nervos, muitas vezes a dor nas costas não é causada pela hérnia de disco e sim, por outros motivos.



Existem outros sintomas causados pela hérnia de disco?


Mas você pode estar se perguntando: eu tenho outros sintomas além da dor, como dormência, queimação, formigamento ou, até mesmo, perda de força na minha perna ou braço. De onde vem isso?


Também são sintomas frequentes causados pela hérnia de disco. Isso ocorre pois os nervos, além de causar a dor, são responsáveis também pela nossa sensibilidade e a força dos nossos músculos.


Se o nervo está muito comprometido, essas suas outras funções também podem ser afetadas. No entanto, quando a força muscular é afetada, isso se torna algo bastante preocupante. É o indicativo de que o nervo não está mais conseguindo enviar para os músculos o sinal mínimo para seu funcionamento, o que pode levar a uma sequela definitiva.


Então, se você sente uma dor que sai das costas e desce pela perna ou sai do pescoço e vai para o braço, essa dor pode ter origem em uma hérnia de disco.


É importante uma avaliação do neurocirurgião para o diagnóstico e melhores opções de tratamento.


Lembre-se, em alguns casos, a hérnia de disco pode ser um problema urgente, que precisa ser tratado o quanto antes para evitar possíveis sequelas.


Comente abaixo se você tem ou conhece alguém que sofra com hérnia de disco.

Dr. Vitor Pinho

Neurocirurgião | Cirurgião da Coluna | Tratamento de Dor Crônica

CRMSP 130236 | RQE 42553

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo